Como Jogar Rune Factory 4 no PC com Citra Emulator
Rune Factory 4 é um popular jogo de simulação de fazenda e RPG que foi lançado originalmente para o Nintendo 3DS em 2012. Desde então, foi remasterizado e portado para o Nintendo Switch e PC como Rune Factory 4 Special, com gráficos aprimorados, novo conteúdo e alguns recursos extras. No entanto, se você não tiver um Switch ou um PC que possa executar o jogo sem problemas, ainda poderá desfrutar do Rune Factory 4 no seu PC com a ajuda do Citra Emulator.
rune factory 4 citra download
O Citra Emulator é um emulador gratuito e de código aberto que pode rodar jogos do Nintendo 3DS no PC. Está em desenvolvimento desde 2014 e melhorou significativamente ao longo dos anos. Ele pode executar a maioria dos jogos 3DS populares em velocidade total, com alta resolução, gráficos aprimorados e várias opções. Neste artigo, mostraremos como baixar e instalar o Citra Emulator, como baixar e jogar o Rune Factory 4 nele e algumas dicas e truques para jogar no PC.
O que é Rune Factory 4?
Uma breve introdução ao jogo e suas características
Rune Factory 4 é um jogo que combina simulação de fazenda com rastreamento de masmorras e elementos de RPG. Você joga como um protagonista masculino ou feminino que cai de uma aeronave e pousa na cidade de Selphia, onde você é confundido com um príncipe ou princesa. Você então assume o papel de governar a cidade, administrar sua fazenda, explorar masmorras, lutar contra monstros, criar itens, cozinhar pratos, pescar, minerar, estabelecer relacionamentos, casar, ter filhos e muito mais.
O jogo tem muito conteúdo e atividades para mantê-lo ocupado por horas. Você pode personalizar a aparência, habilidades, equipamentos e fazenda do seu personagem. Você pode cultivar, criar animais, domar monstros, colher materiais, criar armas, armaduras, acessórios, remédios, ferramentas, móveis etc.Você pode fazer amizade com eles, namorar com eles, casar com eles ou até mesmo divorciar-se deles. Você também pode participar de festivais, concursos, minijogos, etc.
As diferenças entre a versão original do 3DS e a edição especial para Switch e PC
Rune Factory 4 Special é uma versão aprimorada do Rune Factory 4 que foi lançada para Nintendo Switch em 2020 e para PC em 2021. Tem algumas diferenças notáveis em relação à versão original do 3DS:
Ele melhorou gráficos e resolução.
Tem nova dublagem para alguns personagens.
Tem novas cenas e diálogos para alguns eventos.
Ele tem um novo modo de dificuldade chamado modo Inferno para mais desafios.
Ele tem um novo modo chamado modo Newlywed que permite que você jogue como seu cônjuge após o casamento.
Tem um novo modo chamado Outro Episódio que permite assistir a histórias curtas sobre cada candidato a casamento.
Tem algumas correções de bugs e ajustes de balanceamento.
O que é o emulador Citra?O que é o emulador Citra?
Uma breve introdução ao emulador e seus recursos
O Citra Emulator é um emulador gratuito e de código aberto que pode rodar jogos do Nintendo 3DS no PC. É um dos emuladores 3DS mais populares e avançados disponíveis e está em desenvolvimento desde 2014. Ele pode executar a maioria dos jogos 3DS em velocidade máxima, com alta resolução, gráficos aprimorados e várias opções. Algumas de suas características são:
Ele suporta plataformas Windows, Linux e Mac OS.
Ele suporta sistemas de 32 bits e 64 bits.
Ele suporta back-ends de renderização OpenGL, Vulkan e DirectX 12.
Ele suporta renderização 3D estereoscópica e dispositivos VR.
Ele suporta multijogador e recursos online via wireless ou rede local.
Ele suporta entrada de controlador, entrada de teclado, entrada de mouse, entrada de toque e entrada de movimento.
Ele suporta salvar estados, truques, capturas de tela, gravação de vídeo, etc.
Ele suporta texturas personalizadas, shaders, mods, patches, etc.
Os requisitos do sistema e a compatibilidade para executar o Citra Emulator
Para executar o Citra Emulator no seu PC, você precisa ter uma configuração de hardware decente e um sistema operacional compatível. Os requisitos mínimos do sistema para executar o Citra Emulator são:
ComponenteRequerimento mínimo
CPUIntel Core 2 Duo ou AMD Athlon X2 ou superior
GPUNVIDIA GeForce 8800 GT ou AMD Radeon HD 4850 ou superior
BATER4 GB ou superior
SOWindows 7 ou superior, Linux (Ubuntu 18.04 ou superior), Mac OS X (10.13 ou superior)
ArmazenarPelo menos 1 GB de espaço livre
Os requisitos de sistema recomendados para executar o Citra Emulator são:
ComponenteRequisito recomendado
CPUIntel Core i5 ou AMD Ryzen 5 ou superior
GPUNVIDIA GeForce GTX 1050 Ti ou AMD Radeon RX 570 ou superior
BATER8 GB ou superior
SOWindows 10 ou superior, Linux (Ubuntu 20.04 ou superior), Mac OS X (10.15 ou superior)
ArmazenarPelo menos 10 GB de espaço livre
Para verificar a compatibilidade do seu PC com o Citra Emulator, você pode usar a ferramenta Citra Compatibility Tester, que fará uma varredura em seu sistema e fornecerá um relatório sobre o desempenho do Citra Emulator. Você também pode verificar a lista de compatibilidade de jogos no site oficial do Citra, que mostrará como cada jogo roda no Citra Emulator.
Como baixar e instalar o emulador Citra
As etapas para baixar e instalar o Citra Emulator no PC
Para baixar e instalar o Citra Emulator no seu PC, você precisa seguir estas etapas:
Acesse o site oficial do Citra e clique no botão Download.
Selecione sua plataforma (Windows, Linux ou Mac OS) e baixe a versão mais recente do Citra Emulator.
Se você estiver usando o Windows, receberá um arquivo .exe que precisa ser executado como administrador. Se você estiver usando Linux, obterá um arquivo .tar.xz que precisará extrair. Se você estiver usando o Mac OS, obterá um arquivo .dmg que precisa ser montado.
Siga as instruções na tela para instalar o Citra Emulator no seu PC.
Você também pode baixar as compilações noturnas ou as compilações canárias do Citra Emulator no site oficial, que são atualizados regularmente com novos recursos e correções de bugs. No entanto, eles podem ser instáveis ou incompatíveis com alguns jogos.
Você também pode baixar a versão portátil do Citra Emulator no site oficial, que não requer instalação e pode ser executado a partir de qualquer pasta ou drive USB.
As configurações e opções recomendadas para desempenho ideal
Depois de instalar o Citra Emulator no seu PC, você precisa ajustar algumas configurações e opções para otimizar seu desempenho e compatibilidade. Aqui estão algumas das configurações e opções recomendadas para executar o Citra Emulator:
Abra o Citra Emulator e vá para o menu Emulation. Selecione Configurar e depois Geral. Na guia Geral, você pode alterar o idioma, a região e o fuso horário do emulador. Você também pode habilitar ou desabilitar a telemetria, que enviará dados anônimos para a equipe Citra para ajudar a melhorar o emulador.
Na guia Sistema, você pode alterar o nome de usuário, aniversário e foto do perfil do emulador. Você também pode alterar o modelo do sistema, região do sistema, idioma do sistema, modo de saída de som e fonte de imagem da câmera do emulador.
Na guia Gráficos, você pode alterar a resolução, proporção, limite de quadro e modo de janela do emulador. Você também pode habilitar ou desabilitar V-Sync, Shader JIT, Disk Shader Cache, Accurate Multiplication e Hardware Shader. Você também pode escolher o back-end de renderização (OpenGL, Vulkan ou DirectX 12) e o renderizador (Hardware ou Software) do emulador.
Na guia Áudio, você pode alterar o mecanismo de saída, o dispositivo de saída, o volume e o alongamento de áudio do emulador. Você também pode habilitar ou desabilitar o despejo de áudio.
Na guia Controles, você pode alterar a configuração de entrada do emulador. Você pode mapear as teclas do teclado, botões do mouse, botões do controlador, tela sensível ao toque, controles de movimento e C-Stick para os botões 3DS.Você também pode habilitar ou desabilitar teclas de atalho para várias funções.
Na guia Depurar, você pode habilitar ou desabilitar logs, stub GDB, texturas personalizadas, otimizações JIT da CPU, etc. Você também pode acessar o mecanismo de truques e o visualizador de memória a partir daqui.
Na guia Web, você pode habilitar ou desabilitar os serviços da web para multijogador e recursos online. Você também pode fazer login com sua conta Citra para acessar esses recursos.
Você pode experimentar diferentes configurações e opções para encontrar as melhores para o seu PC e jogo. No entanto, algumas configurações e opções podem causar travamentos, falhas ou problemas de desempenho em alguns jogos ou sistemas. Portanto, é aconselhável fazer backup de seus arquivos salvos antes de alterar qualquer configuração ou opção.
Como baixar e jogar Rune Factory 4 no emulador Citra
As etapas para baixar a ROM descriptografada do Rune Factory 4
Para jogar Rune Factory 4 no Citra Emulator, você precisa ter uma ROM descriptografada do jogo. Uma ROM é um arquivo que contém os dados de um cartucho de jogo. Uma ROM descriptografada é uma ROM que foi descriptografada de sua criptografia original para que possa ser executada em um emulador. Para baixar uma ROM descriptografada do Rune Factory 4, você precisa seguir estas etapas:
Você precisa ter uma cópia legal do Rune Factory 4 para Nintendo 3DS. Você pode comprá-lo em uma loja online ou em uma loja física.
Você precisa ter um console Nintendo 3DS que tenha sido hackeado ou modificado com firmware personalizado (CFW). Você pode seguir este guia para hackear seu console 3DS:
Você precisa ter um leitor de cartão SD que possa conectar seu cartão SD 3DS ao seu PC.
Você precisa ter um programa que possa despejar e descriptografar jogos 3DS do seu console. Você pode usar GodMode9 para esta finalidade:
Insira seu cartucho Rune Factory 4 em seu console 3DS e ligue-o.
Inicie o GodMode9 no menu CFW e pressione A para continuar.
Navegue até [C:] GAMECART e pressione A para selecioná-lo.
Selecione Rune Factory 4 (EUA) (ou qualquer região do seu jogo) e pressione A para selecioná-lo.
Selecione as opções de imagem NCSD... e pressione A para selecioná-lo.
Selecione Build CIA from file e pressione A para selecioná-lo.
Selecione o cartão SD como destino e pressione A para confirmar.
Aguarde o término do processo. Pode levar vários minutos, dependendo do tamanho do jogo.
Desligue seu console 3DS e remova o cartão SD.
Insira seu cartão SD em seu PC usando um leitor de cartão SD.
Navegue até a pasta gm9/out em seu cartão SD e encontre o arquivo .cia que foi criado por GodMode9.
Renomeie o arquivo .cia para .zip e extraia-o usando um programa como WinRAR ou 7-Zip Dentro da pasta extraída, você encontrará um arquivo .3ds que é a ROM descriptografada do Rune Factory 4. Copie esse arquivo para o seu PC e exclua o arquivo .zip e a pasta extraída do seu cartão SD.
Parabéns, você baixou com sucesso a ROM descriptografada do Rune Factory 4. Agora você pode reproduzi-la no Citra Emulator.
As etapas para carregar e jogar Rune Factory 4 no Citra Emulator
Para carregar e jogar Rune Factory 4 no Citra Emulator, você precisa seguir estes passos:
Abra o Citra Emulator no seu PC e vá para o menu Arquivo. Selecione Carregar arquivo... e navegue até o local onde você salvou o arquivo .3ds do Rune Factory 4. Selecione-o e clique em Abrir.
O jogo começará a carregar no Citra Emulator. Você pode ver algumas mensagens ou avisos na tela inferior, mas pode ignorá-los.
Depois que o jogo é carregado, você pode ver a tela de título do Rune Factory 4. Você pode usar o teclado, o mouse, o controlador ou a tela sensível ao toque para controlar o jogo. Você também pode ajustar o volume, a velocidade e o tamanho da tela do jogo no menu Emulação.
Você pode criar um novo arquivo salvo ou carregar um existente no menu do jogo. Você também pode usar salvar estados no menu Emulação para salvar e carregar seu progresso a qualquer momento.
Agora você pode jogar Rune Factory 4 no seu PC com o Citra Emulator.
Dicas e truques para jogar Rune Factory 4 no PC
Como usar cheats e salvar estados no Citra Emulator
O Citra Emulator permite que você use truques e salve estados para aprimorar sua experiência de jogo. Cheats são códigos que podem modificar o comportamento do jogo, como dar a você saúde, dinheiro, itens infinitos, etc. Os estados de salvamento são instantâneos da memória do jogo que podem ser salvos e carregados a qualquer momento, independentemente do sistema de salvamento do jogo. Para usar cheats e salvar estados no Citra Emulator, você precisa seguir estes passos:
Para usar os cheats, você precisa ter um arquivo de cheats que contenha os códigos do seu jogo. Você pode encontrar arquivos de truques para vários jogos na internet, como ou Você também pode criar seu próprio arquivo de truques usando um editor de texto ou um mecanismo de truques.
Depois de ter um arquivo de cheat, você precisa colocá-lo na pasta de cheats do Citra Emulator. A pasta cheats está localizada em C:\Users\YourUsername\AppData\Roaming\Citra\cheats no Windows, /.local/share/citra-emu/cheats no Linux ou /.local/share/citra-emu/cheats no Mac OS.
O arquivo de truques deve ter o mesmo nome do ID do título do jogo, que é um código hexadecimal de 16 dígitos que identifica o jogo. Você pode encontrar o ID do título do seu jogo clicando com o botão direito do mouse na lista de jogos do Citra Emulator e selecionando Propriedades. Por exemplo, o ID do título de Rune Factory 4 (EUA) é 00040000000D2800, então o arquivo de cheat deve ser nomeado 00040000000D2800.txt.
Depois de colocar o arquivo de cheats na pasta de cheats, você precisa ativá-lo no Citra Emulator. Para fazer isso, carregue seu jogo e vá para o menu Emulação. Selecione Cheats... e você verá uma lista de cheats disponíveis para o seu jogo. Marque a caixa ao lado do truque que você deseja ativar e clique em OK.
Para usar os estados de salvamento, você precisa ter um slot de estado de salvamento que possa armazenar a memória do seu jogo. O Citra Emulator possui 10 slots de estado salvo que você pode usar para jogos diferentes ou pontos diferentes no mesmo jogo.
Para salvar um estado de salvamento, carregue seu jogo e vá para o menu Emulação. Selecione Salvar estado e escolha um slot de 1 a 10. Você também pode usar teclas de atalho (F1-F10) para salvar um estado de salvamento rapidamente.
Para carregar um estado de salvamento, vá para o menu Emulação e selecione Carregar estado. Escolha um slot de 1 a 10 que tenha um estado de salvamento armazenado nele. Você também pode usar teclas de atalho (Shift+F1-F10) para carregar um estado de salvamento rapidamente.
Observe que usar truques e salvar estados pode causar alguns problemas ou erros em alguns jogos ou sistemas. Portanto, é aconselhável fazer backup de seus arquivos salvos normais antes de usá-los.
Como corrigir problemas e erros comuns no Citra Emulator
C Citra Emulator é um programa complexo e sofisticado que pode encontrar alguns problemas ou erros durante a execução de alguns jogos ou sistemas. Alguns dos problemas ou erros comuns que você pode enfrentar no Citra Emulator são:
O jogo não carrega ou trava na inicialização.
O jogo roda lentamente ou fica lento.
O jogo tem falhas gráficas ou artefatos.
O jogo tem problemas de áudio ou nenhum som.
O jogo tem problemas de entrada ou nenhuma resposta.
O jogo apresenta problemas no modo multijogador ou online ou nenhuma conexão.
Para corrigir esses problemas ou erros, você pode tentar algumas das seguintes soluções:
Atualize seu emulador Citra para a versão mais recente. Você pode baixar a versão mais recente do site oficial ou usar a opção Verificar atualizações no menu Ajuda.
Atualize os drivers da placa gráfica para a versão mais recente. Você pode baixar os drivers mais recentes do site oficial do fabricante da placa gráfica.
Atualize seu sistema operacional para a versão mais recente. Você pode verificar se há atualizações no menu Configurações do seu sistema operacional.
Verifique os requisitos do sistema e a compatibilidade com o Citra Emulator e o jogo que você está tentando executar. Você pode usar a ferramenta Citra Compatibility Tester e a lista de compatibilidade de jogos no site oficial para verificar isso.
Verifique suas configurações e opções no Citra Emulator e ajuste-as de acordo com seu sistema e jogo.Você pode usar a opção Configurar no menu Emulação para alterar suas configurações e opções.
Verifique seu arquivo ROM e certifique-se de que ele esteja descriptografado, não corrompido e tenha a região e o formato corretos. Você pode usar um programa como 3DSExplorer ou HxD para verificar seu arquivo ROM.
Verifique sua conexão com a Internet e as configurações de firewall e certifique-se de que não estejam bloqueando o Citra Emulator ou o jogo que você está tentando jogar online. Você pode usar um programa como Speedtest ou Pingtest para verificar sua conexão com a internet.
Se nenhuma dessas soluções funcionar, você pode relatar seu problema ou erro no fórum oficial do Citra ou no servidor Discord, onde você pode obter ajuda de outros usuários ou desenvolvedores. Você também pode verificar a seção de perguntas frequentes no site oficial, onde pode encontrar respostas para algumas perguntas e problemas comuns.
Conclusão
Rune Factory 4 é um jogo divertido e viciante que combina simulação de fazenda com rastreamento de masmorras e elementos de RPG. Você pode jogá-lo no seu PC com o Citra Emulator, que é um emulador gratuito e de código aberto que pode rodar jogos do Nintendo 3DS no PC. Neste artigo, mostramos como baixar e instalar o Citra Emulator, como baixar e jogar o Rune Factory 4 nele e algumas dicas e truques para jogar no PC. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o tenha achado útil. Feliz jogo!
perguntas frequentes
P: Posso jogar Rune Factory 4 Special no Citra Emulator?
R: Não, você não pode jogar Rune Factory 4 Special no Citra Emulator, pois não é um jogo para Nintendo 3DS. É um jogo para Nintendo Switch e PC que foi remasterizado e portado de Rune Factory 4. Se você quiser jogar Rune Factory 4 Special no PC, precisará comprá-lo em uma loja online como Steam ou GOG.com.
P: Posso jogar Rune Factory 4 online com outros jogadores no Citra Emulator?
R: Sim, você pode jogar Rune Factory 4 online com outros jogadores no Citra Emulator, desde que tenha uma conexão de internet estável e uma conta Citra.Você pode usar o recurso de serviços da web no Citra Emulator para entrar ou hospedar salas online onde você pode conversar e jogar com outros jogadores. Você também pode usar o recurso sem fio local no Citra Emulator para se conectar com outros jogadores que estão usando o Citra Emulator na mesma rede.
P: Posso transferir meus dados salvos do meu console 3DS para o Citra Emulator?
R: Sim, você pode transferir seus dados salvos do seu console 3DS para o Citra Emulator, desde que você tenha um console 3DS hackeado ou modificado com firmware personalizado (CFW). Você pode usar um programa como JKSM ou Checkpoint para fazer backup de seus dados salvos do console 3DS e copiá-los para o seu PC. Em seguida, você pode colocá-lo na pasta de usuário do Citra Emulator, localizada em C:\Users\YourUsername\AppData\Roaming\Citra\user no Windows, /.local/share/citra-emu/user no Linux ou /.local/share/citra-emu/user no Mac OS.
P: Posso usar mods ou patches para Rune Factory 4 no Citra Em P: Posso usar mods ou patches para Rune Factory 4 no Citra Emulator?
R: Sim, você pode usar mods ou patches para Rune Factory 4 no Citra Emulator, desde que sejam compatíveis com o emulador e o jogo. Mods ou patches são arquivos que podem modificar ou aprimorar os recursos do jogo, como adicionar novos conteúdos, corrigir bugs, melhorar gráficos, alterar traduções etc. Você também pode criar seus próprios mods ou patches usando um programa como HANS ou Luma3DS.
Para usar mods ou patches para Rune Factory 4 no Citra Emulator, você precisa seguir estas etapas:
Baixe o arquivo mod ou patch e extraia-o usando um programa como WinRAR ou 7-Zip.
Coloque o arquivo mod ou patch na pasta mods do Citra Emulator. A pasta mods está localizada em C:\Users\YourUsername\AppData\Roaming\Citra\mods no Windows, /.local/share/citra-emu/mods no Linux ou /.local/share/citra-emu/mods no Mac OS.
O arquivo mod ou patch deve ter o mesmo nome do ID do título do jogo, que é um código hexadecimal de 16 dígitos que identifica o jogo. Você pode encontrar o ID do título do seu jogo clicando com o botão direito do mouse na lista de jogos do Citra Emulator e selecionando Propriedades. Por exemplo, o ID do título de Rune Factory 4 (EUA) é 00040000000D2800, então o arquivo mod ou patch deve ser nomeado 00040000000D2800.romfs.
Depois de colocar o arquivo mod ou patch na pasta mods, você precisa ativá-lo no Citra Emulator. Para fazer isso, carregue seu jogo e vá para o menu Emulação. Selecione Configurar e depois Gráficos. Na guia Aprimoramentos, marque a caixa ao lado de Usar textura personalizada e clique em OK.
Agora você pode jogar Rune Factory 4 com o mod ou patch aplicado no Citra Emulator.
Observe que o uso de mods ou patches pode causar alguns problemas ou erros em alguns jogos ou sistemas. Portanto, é aconselhável fazer backup de seus arquivos salvos normais antes de usá-los.
P: Posso jogar Rune Factory 4 com um controle no Citra Emulator?
R: Sim, você pode jogar Rune Factory 4 com um controle no Citra Emulator, desde que seu controle seja compatível com seu PC e o Citra Emulator. Você pode usar qualquer controlador que tenha uma conexão USB ou uma conexão sem fio via Bluetooth ou Wi-Fi. Alguns dos controladores populares que você pode usar são o controlador Xbox One, o controlador Xbox 360, o controlador PS4, o controlador PS3, o controlador Switch Pro, etc.
Para jogar Rune Factory 4 com um controlador no Citra Emulator, você precisa seguir estas etapas:
Conecte seu controlador ao seu PC via cabo USB ou conexão sem fio.
Abra o Citra Emulator e vá para o menu Emulation. Selecione Configurar e depois Controles.
Na guia Entrada, você verá uma lista de botões que correspondem aos botões 3DS. Clique em cada botão e pressione o botão correspondente no seu controlador para mapeá-lo.
Você também pode mapear a tela sensível ao toque, os controles de movimento e o C-Stick para os sticks analógicos, gatilhos, bumpers, etc.
Após mapear todos os botões, clique em OK e carregue seu jogo.
Agora você pode jogar Rune Factory 4 com seu controle no Citra Emulator.
0517a86e26
Comments